Conheça o Saúde 60+ RS
O Serviço Especializado de Saúde da Pessoa Idosa (Saúde 60+ RS), de âmbito regional (?), tem como objetivo fornecer atendimento ambulatorial especializado para pessoas com sessenta anos ou mais, classificadas como "frágeis" na Atenção Primária à Saúde (APS). Para isso, é utilizada a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (AMD).
[excluir, informações técnica/biográfica/referencial não colocamos no site] Estima-se que aproximadamente 20% da população idosa no Brasil seja considerada frágil (Moraes, 2018)1. Além disso, pessoas com diagnóstico de demência também integram o público a ser atendido pelo Saúde 60+ RS. Consta no Relatório Nacional sobre a Demência2 (2024) que cerca de 8,5% das pessoas idosas convivem com essa condição.
[ajuste de ordem] O principal objetivo do serviço é promover a melhora da funcionalidade, da qualidade de vida e do suporte familiar da pessoa idosa, além de contribuir para o manejo de situações complexas. Busca-se, ainda, fortalecer a construção de um cuidado compartilhado com a APS, assegurando uma abordagem integrada e eficiente.
O Saúde 60+ RS é um dos Projetos Estratégicos do Governo do Estado, implementado pela Secretaria da Saúde com o objetivo de qualificar o cuidado integral à pessoa idosa no Rio Grande do Sul. Está alinhado às metas estabelecidas no Plano Plurianual 2024-2027 e no Plano Estadual de Saúde 2024-2027.
Ao ingressar no Saúde 60+ RS, a pessoa idosa passará por uma nova AMD, que servirá de base para o planejamento dos atendimentos. Esse planejamento inclui consultas com diferentes profissionais, como médico(a) da família e comunidade/generalista ou geriatra, enfermeiro (a), assistente social, fisioterapeuta e psicólogo (a). Outros especialistas poderão ser acionados conforme as necessidades individuais do usuário e a disponibilidade no serviço.
O encaminhamento para médico neurologista será realizado quando necessário, com base na avaliação prévia dos profissionais de nível superior do Saúde 60+ RS. Além disso, será disponibilizado um conjunto de exames destinados ao apoio diagnóstico, garantindo um cuidado mais preciso e completo.
Os encaminhamentos serão realizados pela Atenção Primária à Saúde, seguindo os fluxos de regulação do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon). O público a ser atendido é a população idosa com 60 anos ou mais:
- Estratificada como frágil na APS, com pontuação igual ou acima de 15, a partir do instrumento de rastreio Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional 20 (IVCF-20); e/ou;
- Com diagnóstico de demência.
A Portaria XX/2025 institui as normas de implantação, funcionamento, financiamento e monitoramento do Saúde 60+ RS, no Estado do Rio Grande do Sul. Serão implantados vinte (20) serviços, distribuídos regionalmente nas dezoito (18) CRS, definidos por meio de processo seletivo promovido pela SES/RS. O serviço habilitado receberá incentivo de custeio mensal, pré-fixado, no valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) ou de 130.000,00 (cento e trinta mil reais), conforme a composição da equipe.