Ações Estratégicas da Política
A Avaliação Multidimensional (AMD) auxilia na compreensão do processo de envelhecimento nas diferentes dimensões da saúde e suas consequências funcionais, de forma que os profissionais das diferentes áreas possam direcionar suas intervenções de acordo com as necessidades específicas do indivíduo e de sua família, reconhecendo o estado geral da pessoa idosa; sua capacidade cognitiva e o humor; deficiências sensoriais; realização de testes de capacidade física; reconhecimento do contexto sociofamiliar; avaliação antropométrica e condições nutricionais; risco de quedas e capacidade de mobilidade.
Para monitorar e orientar as políticas de saúde no Estado e municípios, o Rio Grande do Sul pactua indicadores junto aos municípios, a fim de qualificar as políticas de saúde.
O indicador da Política de Saúde da Pessoa Idosa corresponde ao percentual de idosos com registro do procedimento “Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa”, como uma ferramenta essencial para o acompanhamento de saúde da população idosa no âmbito da Atenção Primária em Saúde, pois auxilia na compreensão do processo de envelhecimento nas diferentes dimensões da saúde e suas consequências funcionais, de forma que os profissionais das diferentes áreas possam direcionar suas intervenções de acordo com as necessidades específicas do indivíduo e de sua família.
A Certificação UBS Amiga da Pessoa Idosa é um projeto da SES/RS para qualificar os serviços e o cuidado em saúde à população idosa no Rio Grande do Sul. O projeto baseia-se nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde sobre envelhecimento ativo e saudável, que orientam a Política Estadual de Saúde da Pessoa Idosa em nosso estado - Portaria SES n° 444/2021.
A certificação das primeiras equipes com o selo UBS Amiga da Pessoa Idosa ocorreu através da adesão à Rede Bem Cuidar (RBC/RS), um dos componentes do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS). No período de janeiro de 2022 a dezembro de 2023, 389 equipes certificaram-se como UBS Amigas da Pessoa Idosa no RS, nos selos Bronze, Prata e Ouro - à medida em que desenvolviam satisfatoriamente as ações propostas pela RBC/RS.
Tendo em vista que os indicadores são importantes ferramentas de monitoramento e avaliação de políticas públicas, foi construída a Matriz Avaliativa com o objetivo de analisar a implementação da PESPI em nível estadual.
A Matriz está organizada por eixos (gestão, capacitação, APS, atenção especializada e vigilância em saúde), que se dividem em 20 indicadores, que são respondidos/preenchidos pelos municípios, coordenadorias de saúde, e nível central.
O Plano Estadual de Cuidado Integral em Demências tem como objetivo responder às demandas que envolvem o diagnóstico e cuidado em Demências em uma perspectiva integral, implementar a Política Estadual de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e outras Demências, através das áreas de atuação elencadas no Plano de Ação Global da OMS 2017- 2025 (OMS, 2017), bem como atender as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências, do Ministério da Saúde, instituída em Junho, pela Lei n° 14.878/2024.
A política de Saúde da pessoa idosa tem o compromisso de desenvolver ações de educação permanente junto às regionais e aos municípios, abordando temas relacionados ao fortalecimento de ações em Saúde do Idoso na Atenção Básica, ao envelhecimento saudável, à prevenção da violência, à prevenção de quedas, prevenção da polifarmácia, saúde mental e demências, curso de Cuidadores para Idosos, entre outros.