Medicamentos especiais da SES/RS
O que é?
Compõem um grupo de medicamentos para o tratamento de doenças de prevalência no Estado, não contempladas nos programas de saúde do Ministério da Saúde. Sua aquisição e dispensação são de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde.
Onde encontrar?
Para que estes medicamentos sejam dispensados é necessário que seja aberto um Processo Administrativo na Secretaria Municipal de Saúde, entregando toda documentação relacionada abaixo.
Onde abrir processo de solicitação de medicamentos e fórmulas nutricionais especiais?
Residentes em Porto Alegre:
Farmácia de Medicamentos Especiais
Av. Borges de Medeiros nº 546 - 1º andar
Telefone: (51) 3901-1004 Fax: (51) 3225-8179
Residentes em Santa Maria:
Coordenadoria Regional de Saúde - 4ª CRS
Rua André Marques, 675 - Fones: (55) 3222.3101/ 3222-2929
Residentes em outros municípios do Estado:
Dirigir-se à Secretaria Municipal de Saúde
Documentação necessária para abertura de processo para solicitação de Medicamentos Especiais:
- Cópia dos documentos: carteira de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência do paciente.
- Cópia dos documentos: carteira de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência do responsável legal (para pacientes menores de 18 anos).
- Receita médica original adequada ao tipo de medicamento (controle especial, notificação de receita ou receituário simples) atualizada com assinatura e carimbo do médico com CRM legível, e a descrição do medicamento de acordo com a Denominação Comum Brasileira, dose por unidade posológica (concentração), apresentação (comprimido, drágea, cápsula, xarope, spray etc), posologia e duração do tratamento.
- Relatório médico detalhado contendo diagnóstico da doença, história terapêutica prévia, parefeitos com outros medicamentos, tempo de duração do tratamento e demais informações que possam auxiliar na análise da solicitação.
- Cópia dos exames complementares que comprovem o agravo para o qual está(ão) sendo pedido(s) o(s) medicamento(s).
- Informação do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do médico solicitante (pode constar na receita ou laudo médico).
Documentação necessária para abertura de processo para solicitação de dietas enterais, fórmulas infantis e/ou suplementos nutricionais:
- Cópia dos documentos: carteira de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência do paciente.
- Cópia dos documentos: carteira de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência do responsável legal (para pacientes menores de 18 anos).
- Receita médica original atualizada e com assinatura e carimbo do médico com CRM legível, e o nome da dieta enteral, fórmula infantil e/ou suplemento alimentar preferencialmente pela descrição genérica, apresentação, posologia e duração do tratamento.
- Cópia dos exames complementares que comprovem o agravo para o qual está(ão) sendo pedida(s) a(s) fórmula(s).
- Informação do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do médico solicitante (pode constar na receita ou laudo médico).
- Cadastro de usuários.
- Formulário Laudo para Solicitação de Fórmulas Nutricionais – LFN.
Arquivos anexos
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Cadastro de usuários
(.pdf 119,24 KBytes)
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Formulário Laudo para Solicitação de Fórmulas Nutricionais – LFN
(.pdf 82,07 KBytes)
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Formulário para Solicitação de Psicofármacos
(.pdf 133,26 KBytes)
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Lista dos Medicamentos do Componente Especial
(.pdf 284,08 KBytes)
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Portaria SES 38/2004
(.pdf 41,06 KBytes)
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Portaria SES 207/2006
(.pdf 60,79 KBytes)
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Portaria SES 670/2010
(.pdf 122,20 KBytes)
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Resolução CIB 216/2014 - protocolo de dispensação das fórmulas nutricionais especiais
(.pdf 905,29 KBytes)