Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Prestação de contas municipais será agilizada em 2007 na área da Saúde

Publicação:

Cerca de 250 agentes e técnicos vinculados à saúde pública participaram nesta terça-feira, 12 dezembro, de uma capacitação sobre as novidades que serão introduzidas na elaboração de relatórios de gestão municipal, cuja tendência é ser inteiramente informatizada já a partir do ano que vem. Representantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), Procergs, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Cadastro de Inadimplentes falaram, na sede da Famurs, sobre as novidades do programa, denominado Relatório de Gestão Municipal em Saúde/Monitoramento em Gestão de Saúde (RGMS/MGS).

 

A apresentação principal coube à técnica do Serviço de Prestação de Contas (SPC) da SES/RS, Maria Finger, que discorreu sobre a importância dos mecanismos de gestão para os prefeitos e secretários de Saúde, conselhos municipais e estadual de Saúde, visando à avaliação técnica e científica da prestação de contas dos recursos recebidos e aplicados, bem como do planejamento e execução da política de saúde pública.

 

Mais detalhadamente, Maria Finger abordou os aspectos financeiros do RGMS/MGS, cuja elaboração conta com a participação do TCE e Procergs. O programa facilitará a prestação de contas municipais, integrando as diversas instâncias do Estado. Entre suas vantagens, está a informação dos créditos de recursos e seu acesso, a informação de dados em conta corrente ou onde houver créditos para os municípios, a fidedignidade dos dados, transparência quanto à aplicação dos recursos, a economia de papel e a geração automática das prestações de contas.

 

Também foi anunciado que em breve, num link específico denominado Gestor, dentro do site www.saude.rs.gov.br, da SES/RS, haverá perguntas e respostas simulando questões diversas, para dirimir dúvidas sobre as dificuldades mais comuns e aspectos técnicos mais complexos na elaboração dos relatórios. Nesse mesmo sentido, já foi disponibilizado um e-mail para o envio de mensagens. Basta digitar mgs-spcfes@saude.rs.gov.br e expor a dificuldade ou dúvida encontrada.

Secretaria da Saúde