Primeira Infância Melhor completa quatro anos atendendo mais de 60 mil crianças no RS

Publicação:

Na tarde desta segunda-feira (11), o programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), comemorou quatro anos de implementação, em uma solenidade repleta de crianças, no Palácio Piratini. Na ocasião, o governador Germano Rigotto declarou ter carinho especial pelo programa. "O PIM completa quatro anos cuidando das crianças e dando assistência às famílias gaúchas", destacou Rigotto. O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, agradeceu a todas as pessoas que fazem parte do PIM, inclusive as entidades parceiras. O programa - que neste ano foi aprovado na Assembléia Legislativa como política pública no Rio Grande do Sul - é coordenado pela SES em parceria com as secretarias estaduais de Educação, da Cultura e do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, com apoio do Gabinete da Primeira-Dama, sendo executado pelos municípios. Na solenidade, o governador, o ex-secretário estadual da Saúde, deputado federal Osmar Terra, os ex-secretários signatários do PIM das pastas da Assistência Social, Educação e Cultura - Edir Oliveira, José Fortunati e Roque Jacoby, respectivamente -, bem como os atuais secretários das secretarias parceiras, receberam estatuetas alusivas ao PIM. Terra, que implantou o programa durante sua gestão, destacou a importância do PIM como política pública de saúde e o empenho dos municípios para os bons resultados. Além disso, crianças do Grupo Dança de Rua e Percussão - Baturidança fizeram apresentação artística.

A gerente do PIM, Leila Maria de Almeida, disse que "nestes quatro anos de implementação, o PIM vem traduzindo as expectativas de satisfação das famílias atendidas e os ganhos no desenvolvimento das crianças beneficiadas". Os resultados apurados pelo Grupo Gestor Estadual do programa são indicativos para melhora no aproveitamento escolar; chances maiores de obter melhor renda na fase adulta; redução na violência; menos gastos com assistência social e saúde mental, além de maiores chances de rompimento com ciclos de pobreza. A coordenadora da Assessoria Técnica e de Planejamento da SES, Arita Bergmann, considera importante o fato do atual governo criar um trabalho integrado entre secretarias, além de ter viabilizado investimentos na primeira infância, com o objetivo de "ampliar o desenvolvimento integral no período mais importante da formação humana".

O PIM está atendendo hoje cerca de 40 mil famílias, beneficiando diretamente mais de 60 mil crianças em todo o Estado. O programa conta com 1.605 visitadores e abrange 226 municípios habilitados. Além disso, os visitadores do PIM também desenvolvem atividades junto a gestantes, promovendo a transmissão de informações essenciais para uma gravidez tranqüila. As informações são repassadas às famílias e gestantes através de modalidades de Atenção Grupal ou Individual. Essa atividade promove o fortalecimento do vínculo do cuidador e da família com o bebê, através da abordagem de temas relacionados à gestação e ao desenvolvimento infantil, por meio de trocas de experiências.

Entre as metas do PIM, está o trabalho iniciado neste ano com famílias e crianças de diferentes etnias, como a área indígena de Redentora e o pedido de extensão do programa para a região dos quilombos, na localidade de Rincão dos Mouras, no município de Santana da Boa Vista. Essa comunidade está situada em uma das áreas mais pobres do meio rural, onde se concentra o maior número de quilombos do município. Integrante da coordenação do Grupo Técnico Estadual do PIM, a professora Maria da Graça Paiva lembra que "estas comunidades requerem um olhar diferenciado sobre a infância, por questões sócio-históricas e culturais e por viverem em coletividade".

Em 03 de julho de 2006, o PIM tornou-se política pública no Estado, como parte integrante da Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da Primeira Infância, aprovada por unanimidade pelos parlamentares na Assembléia Legislativa. A partir de agosto, o programa passou a fazer parte da Rede Nacional pela Primeira Infância, que integra instituições governamentais e não-governamentais voltados à área infantil de zero a seis anos. A rede é coordenada pela ONG Pró-Mundo, mantida pela Fundação Bernard van Leer, sediada na Holanda, que patrocina projetos e dissemina conhecimentos sobre a primeira infância em todo o planeta.