Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Encontro avalia avanços do Programa Saúde da Família

Publicação:

Profissionais da Secretaria Estadual da Saúde (SES) estão reunidos, em São Lourenço do Sul, para avaliar avanços e desafios da Política de Saúde da Família. O evento começou na segunda-feira (4) e prossegue até quinta (7), no Hotel das Figueiras. Durante a abertura, o coordenador estadual do PSF, Djalmo Souza, resgatou a memória dos últimos quatro anos da estratégia no Estado.

 

O coordenador abordou, ainda, o crescimento do programa desde o seu início. Em 2003, 14% da população era atingida, agora, em 2006, são 36% dos gaúchos beneficiados. "Minha avaliação é positiva. Houve muitos avanços, como a criação do incentivo financeiro estadual às equipes, presente apenas em cinco estados brasileiros, e a preparação para atuar no PSF de cerca de 2.500 profissionais."

 

Na manhã de ontem (4), a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), apresentou o projeto Agentes Mirins, desenvolvido em Bagé. A programação para os próximos dias, prevê, além do relato de experiências, a preparação de um relatório com propostas para 2007.

 

Números do PSF - Atende mais de 3,5 milhões de habitantes em todo o Rio Grande do Sul e atinge 34% da população. Atualmente, o programa atua com 1.119 equipes habilitadas em 396 municípios do Estado. No total, são 7.566 agentes comunitários de saúde, divididos nas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Os agentes atuam nas áreas urbana e rural de cada cidade. Há também 512 equipes de Saúde Bucal em todo o Estado. Cada grupo é formado por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares ou técnicos de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde.

Secretaria da Saúde