Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Aids: SES inaugura espaço de ginástica para pacientes

Publicação:

Como parte das celebrações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria Estadual da Saúde inaugurou na manhã desta sexta-feira, 1º de dezembro, no Hospital Sanatório Partenon, uma sala de ginástica destinada especialmente para pacientes com a doença atendidos pela instituição. O HSP é uma entidade vinculada à SES.

 

O espaço tem capacidade para atender inicialmente 40 pessoas por semana. A sala é equipada com oito tipos de aparelhos para exercícios físicos, colchonetes, aparelho de som e televisor. Todos os equipamentos foram definidos pela equipe do Serviço de Atenção Terapêutica (SAT) do HSP.

 

Na inauguração da sala, a diretora do Departamento de Ações em Saúde da SES, Sandra Sperotto, ressaltou a política de DST/AIDS no Rio Grande do Sul, que enfoca a valorização do ser humano. "A partir da vivência, do cotidiano, esperamos aprimorar cada vez mais o atendimento aos pacientes com DST/AIDS no Estado". Sandra também lembrou a qualidade do trabalho desenvolvido pela SES. "Idéias como essa sala de ginástica representam uma nova maneira de fazer saúde", afirmou. Conforme a coordenadora do SAT, Nêmora Barcellos, "as atividades físicas para os pacientes HIV positivo ajudarão a diminuir os efeitos colaterais dos remédios utilizados no tratamento".

 

A SES programou várias atividades para marcar o do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A partir de hoje, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Caio Fernando Abreu, vinculado ao HSP, passa a realizar junto com o exame para detectar o HIV, o teste das Hepatites B e C. Durante à tarde, artistas do grupo teatral Tholl, de Pelotas, realizarão performances no Centro de Porto Alegre, encerrando o dia com uma apresentação no Shopping Praia de Belas, às 19h30min. Técnicos da SES acompanham todas as atividades, com distribuição de camisinhas e material educativo sobre a doença.

Secretaria da Saúde