Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Vigilância Ambiental no Mercosul é discutida em Porto Alegre

Publicação:

Teve início na tarde desta quarta-feira (18) a 2ª Reunião de Dirigentes de Vigilância em Saúde Ambiental, que visa discutir a questão da vigilância ambiental nos municípios de fronteira dos três estados da região Sul do país. O diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) - órgão vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) -, Francisco Paz, esteve presente na solenidade de abertura. Para o diretor, o encontro "contribuirá para o fortalecimento dos sistemas locais de saúde dos municípios fronteiriços, importante estratégia para uma futura integração entre os países da América Latina."

 

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde do CEVS, engenheira química Laura Cruz, a implementação da área de fronteira servirá para a prevenção de contaminações da água, solo e ar. A reunião faz parte do Sistema Integrado de Saúde das Fronteiras - SIS Fronteiras, do Ministério da Saúde. Conforme Paz, é de extrema importância o trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto entre a União, Estados e municípios para proteger a saúde da população. "O SIS Fronteira ajuda no combate à dengue, influenza e outras doenças que já não existem no Brasil, mas que nos países de fronteira ainda não foram sanadas."

 

O evento se estende até a próxima sexta-feira (20) no Hotel Ritter (Largo Vespasiano J. Veppo, 55), em Porto Alegre. A Secretaria estadual da Saúde (SES/RS) promove a reunião em parceria com o Ministério da Saúde.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Quinta-feira, 19 de outubro

14h30min: discussão plenária

16h15min: palestra "Assimetria na atenção a saúde do trabalhador no Mercosul"

17h15min: debates

 

Sexta-feira, 20 de outubro

8h30min: mesa-redonda com os municípios do Paraná

9h45min: mesa-redonda com os municípios de Santa Catarina

11h: mesa-redonda com os municípios do Rio Grande do Sul

14h: painel "Potencialidade de informações integradas na área de fronteiras"

15h: debate

15h30min: encerramento

Secretaria da Saúde