Saúde da População em Situação de Rua

A População em Situação de Rua (PSR) se caracteriza como um grupo populacional heterogêneo, que possui em comum a extrema pobreza, utiliza os logradouros públicos como espaço de moradia e sustento apresentando questões psicossociais geradoras de sofrimento físico e emocionais que possibilitam riscos maiores para a saúde dessa população. A PSR costuma usar abusivamente o álcool, seja por comportamento e hábitos anteriores, seja pelos adquiridos em função da necessidade de não sentir frio e de esquecer as realidades adversas.” (BRASIL,2009).

A Política Nacional de Atenção Básica trouxe inovações em relação ao atendimento às populações vulneráveis, sendo uma delas a constituição das equipes de Consultório na Rua (eCR), que visam o atendimento integral a pessoas em situação de rua. Assim, as eCR são equipes da atenção básica que atuam na ampliação e na garantia do acesso da PSR aos serviços da rede de atenção à saúde. Vale salientar que é principio ético de todas as equipes de atenção básica atender a população em situação de rua de modo que dialogue com seus modos de vida e não criando barreiras de acesso a essa população.

Existem 3 modalidades de equipe de consultório na rua: modalidade I, composta por 4 profissionais (2 nível superior+ 2 nível médio), modalidade II, composto por 6 profissionais (3 nível superior+ 3 nível médio) e Modalidade III (composição da modalidade II + profissional médico). Atualmente o Estado conta com 6 eCRs, distribuídos nos seguintes municípios: Porto Alegre ( 1 equipe modalidade II e outra equipe modalidade III), Canoas (1 equipes modalidade II), Pelotas (1 equipe modalidade II) e Uruguaiana (1 equipe Modalidade II). Um desafio a gestão estadual é sensibilizar os demais pontos de atenção em saúde atender a essa população sem preconceito, como também sensibilizar as EAB tradicionais para acolher essa população nos municípios em que não há eCR construídas.

Equipe Técnica:

Poala Vettorato (Sanitarista)