Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Sarampo

O sarampo é uma doença de transmissão respiratória, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.

Os principais sintomas são: febre moderada a alta, tosse produtiva (com expectoração), coriza (secreção nasal), conjuntivite, fotofobia (sensibilidade à luz), cansaço, falta de apetite e erupções na pele, que começam no rosto e atrás do pescoço e passam para o tronco e membros.

Não existe tratamento específico para o sarampo: o paciente deve fazer repouso, hidratar-se, usar antitérmicos (conforme receitado por um médico) e ficar em isolamento.

O último caso confirmado da doença no Brasil foi no Ceará, em julho de 2015. No Rio Grande do Sul, não se tem circulação do vírus desde 1999. Em 2016, a região das Américas foi declarada zona livre de sarampo. 

A vacina é a única forma de prevenção e é aplicada em todos os postos de saúde do Rio Grande do Sul gratuitamente, a partir de um ano de vida. A vacina disponível é a chamada tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), muito segura e eficaz.

Se você possui sintomas compatíveis com sarampo, procure atendimento no posto de saúde mais próximo.

Links relacionados

Conteúdos relacionados

Secretaria da Saúde