Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Raiva

A raiva é uma zoonose viral. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. No Brasil, os morcegos e os cães são fontes importantes de infecção.

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus presente na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, arranhão ou lambida de mucosas. O vírus atinge o sistema nervoso central e, a partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, sendo eliminado pela saliva das pessoas ou animais enfermos.

Não há tratamento comprovadamente eficaz para a raiva. Poucos pacientes sobrevivem à doença, a maioria com sequelas graves. Por isso, a prevenção é muito importante. Em caso de possível exposição ao vírus rábico, seja por mordida, lambida ou arranhão, é importante lavar imediatamente o local com água corrente e sabão em abundância e procurar assistência médica para, se necessário, aplicação de vacina e/ou soro antirrábico. O contato indireto, como a manipulação de utensílios potencialmente contaminados e a lambida na pele íntegra, não são considerados acidentes de risco e não exigem ações de profilaxia, isto é, vacinação ou aplicação de soro.

Links relacionados

Secretaria da Saúde